Aprenda como desenvolver o hábito de leitura na idade adulta

Ler é um hábito. E para desenvolver esse hábito, assim como qualquer outro, é necessário incluí-lo na rotina. Quer saber como? Confira estas dicas!

Publicada em Alpha News em 11/11/2021

Fala-se muito sobre a importância da leitura para a formação intelectual e social de qualquer pessoa, mas o ato de ler não é somente para uso acadêmico ou entretenimento. Afinal, nos livros temos a chance de entrar em contato com o desconhecido, conhecer outras épocas e outros lugares.

A leitura estimula o imaginário e fornece embasamento para responder às questões que podem surgir no decorrer da vida. Além disso, amplia o conhecimento, estimulando a criatividade e o senso crítico.

Ler é um hábito. E para desenvolver esse hábito, assim como qualquer outro, é necessário incluí-lo na rotina. Partindo desse princípio, é sim possível tornar-se um leitor ávido na idade adulta. Quer saber como? Confira estas dicas!

Como desenvolver um hábito

Geralmente, os hábitos surgem em nossas vidas sem a gente perceber. Isso acontece porque o cérebro automatiza as ações que são repetidas várias e várias vezes, como escovar os dentes e dirigir, por exemplo. Mas, por que algumas coisas se tornam um hábito e outras não?

Existe uma teoria sobre a formação do hábito, chamado de ciclo ou loop do hábito, que indica três fases necessárias para que uma ação se torne um hábito: o gatilho, a rotina e a recompensa. Entender esse processo ajuda a criar ou modificar um hábito.

Em resumo, o gatilho é o estímulo que “lembra” o nosso cérebro qual hábito ele deve acionar. A rotina já é aquilo que a gente faz no piloto automático e a recompensa ajuda o cérebro a saber se vale a pena memorizar o ciclo para o futuro.

Dicas para iniciar o hábito da leitura

Hoje, temos muitas distrações com tantas opções de entretenimento disponíveis - como redes sociais, filmes, séries, videogame, entre outros, e nem sempre é fácil se concentrar na leitura. Mas, como todo bom hábito, é necessário criar um ritmo, bem na filosofia de “a prática leva à perfeição”.

Faça um cronograma

Pode parecer estranho falar em planejamento para algo como leitura, mesmo que seja para um momento de lazer, não é? Mas pode ser interessante criar um cronograma para se dedicar a essa atividade, afinal, a leitura exige concentração plena. Até mesmo por isso muitas pessoas sentem certa dificuldade em conseguir criar esse hábito.

Você pode estabelecer um número de páginas por dia, por exemplo, definindo uma data final para a leitura da obra. Assim, fica mais fácil fazer as contas de quantas páginas você precisa ler por dia.

Incluir publicações, como revistas e jornais, também é uma excelente forma de criar o hábito da leitura.

Ah, e o cronograma é algo para ajudar, mas não deve ser muito rígido, forçado. Deve ser um momento prazeroso. Se não estiver agradável, tente ler em outros horários, por exemplo. O mais importante é encontrar os melhores momentos da sua rotina para ler.

Comece pelo que você mais gosta

 Começar um novo hábito não é fácil, pois você precisa quebrar um ritmo que já está acostumado. No caso da leitura, há maneiras de tornar essa novidade mais fácil de ser assimilada pelo cérebro, como, por exemplo, escolher assuntos que você gosta de ler.

É mais fácil manter a atenção e gerar a recompensa (ciclo do hábito) quando lidamos com algo satisfatório.

Gosta de esportes? Então, além das notícias sobre o seu time favorito, por que não começa a ler uma biografia de algum atleta que você admira? E, se você é cinéfilo, que tal um livro que inspirou uma película?

Leia textos curtos

Se você tem dificuldade de terminar um livro, tente opções mais curtas. Os contos e poemas são uma ótima alternativa para quem tem receio de obras com muitas páginas. E não precisa ficar só na versão impressa, atualmente existem sites, blogs, livros e demais publicações digitais que facilitam o acesso pelo celular, tablet, computador e leitor de e-book.

Participe de leituras coletivas

Existem leituras coletivas, como clubes de livros, que podem ser uma ótima forma de estimular esse hábito. Além disso, ter com quem discutir a história faz a leitura ficar mais prazerosa e dinâmica.

Não está gostando do livro? Deixe-o de lado!

Não adianta tentar forçar a leitura de um livro que você não esteja gostando, porque não ajudará a desenvolver o hábito. Às vezes, você e o livro não estão no momento certo e o melhor a fazer é deixá-lo de lado. Guarde-o por alguns dias, meses ou até anos. Quem sabe em algum outro momento você possa tentar ler novamente.

Leia autores e conteúdos diferentes

Diversifique a leitura com gêneros literários (romance, ficção científica, entre outros) ou épocas (clássico, contemporâneo, entre outros) diferentes. É interessante fazer esse revezamento para não enjoar ou não ficar acostumado em um tipo de escrita.

Isso vale também para a escolha de autores, pois, quando você está acostumado com livros de autores de um mesmo perfil, pode se limitar a ter apenas um ponto de vista. Quanto mais diversa é a leitura, mais olhares sobre o mundo e conhecimento plural você terá.

Fonte: