Aprimore o seu autoconhecimento

Estamos vivendo em uma época onde as informações chegam em questão de segundos. Sabemos o que acontece do outro lado do planeta, porém, na maior parte das vezes, não temos conhecimento do que acontece em nosso interior. Veja como aprimorar o seu autoconhecimento.

Publicada em Alpha News em 10/10/2019

No âmbito pessoal, o autoconhecimento nos ajuda a ter consciência de nossas metas, atitudes, desejos, qualidades e possíveis mudanças a serem realizadas. Isso permite o nosso crescimento e uma maior percepção sobre nós e nossa essência.

No que diz respeito ao âmbito profissional, mostra que o nosso sucesso depende de nós mesmos e do que fazemos para alcançá-lo, levando em conta as características de nosso perfil.

A busca pelo autoconhecimento é um caminho sem fim. Por conta disso, separamos algumas dicas para aqueles que querem iniciar essa jornada, mas não sabe por onde começar.

1° Questione-se

Pergunte quais são seus pontos fortes e os que devem ser melhorados, saiba suas qualidades e suas limitações. Tenha autopercepção sobre quem você é e o que quer ser.

Com isso, conseguimos ver o que nos faz bem e o que nos prejudica. Adquirimos percepção sobre nossas prioridades, podendo, então, traçar um plano para alcançar nossos objetivos.

2° Saiba assumir as responsabilidades pelos seus atos

Nossas atitudes e reações geram consequências e outras reações. Assim como somos responsáveis pelas escolhas que fazemos em nossa vida.

Conseguir enxergar que a responsabilidade por nossas derrotas e por nossas vitórias e sermos resilientes é fundamental para assumirmos o controle de nossas histórias e não culparmos o acaso pelos percalços que surgiram.

3° Analise a sua relação com os outros

Veja se suas relações com seus colegas de trabalho, amigos e familiares são saudáveis ou conturbadas. Tente descobrir as causas de possíveis divergências de opiniões, vendo o seu lado e também o lado das outras pessoas.

4° Receba bem os feedbacks

Saiba ouvir o que o outro tem a dizer sobre você e a usar essa crítica para seu autodesenvolvimento, avaliando o que precisa melhorar ou mudar.

Todos nós temos limitações e podemos errar. O Feedback é uma das ferramentas fundamentais para o autoconhecimento.

5° Esteja disposto a mudar

De nada adianta ter uma maior percepção de nós mesmos se não estivermos dispostos a mudar. Com as informações que temos e as que recebemos de outros podemos transformar nossas vidas para melhor.

 

Não caia no conformismo. Se percebemos que algo em nós não nos agrada, devemos nos esforçar para mudar isso. Se vemos que estilo de vida que temos não condiz com o que desejamos no futuro, colocamos a mão na massa e mudamos.

Fonte