Como preparar um delicioso brunch para os amigos

Publicada em Alpha News em 20/04/2018

https://casavogue.globo.com/Colunas/Vamos-Receber/noticia/2017/08/como-servir-um-brunch-em-casa.htmlPrimeiramente, vamos a definição do que é Brunch. Brunch é a junção das palavras em inglês breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), e faz referência a uma refeição, geralmente feita aos domingos e tipicamente inglesa, que reúne as duas ocasiões em só, comumente em torno das 11h da manhã.

 

O brunch é perfeito para acordar tarde no domingo e substituir o almoço por uma mesa de café mais encorpada, como nos cafés coloniais brasileiros. E é justamente por ser tão gostoso e convidativo que é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e fazer um brunch, ou até, transformar o brunch em uma festa para comemorar uma ocasião com os amigos.

 

Listamos tudo o que você precisa fazer para um brunch maravilhoso, vamos lá:

 

1. Pense no cardápio. Como é tipicamente inglês e muito comum nos Estados Unidos, você pode preparar as receitas clássicas destas culturas, como por exemplo os famosos eggs benedicts (ovos beneditinos), waffles, french toasts (rabanadas de pão de forma) e panquecas. Se não, opte por tortas, quiches e pequenos lanchinhos.

 

2. Escolha as bebidas e coquetéis ideais. Como o evento é uma junção do café da manhã com o almoço, nada mais justo que as bebidas acompanhem esta união. Por isto, café e sucos são essenciais, mas mimosas (champagne com suco de laranja), blood marys (suco de tomate com vodca) e outros coquetéis frescos dão o charme e personalidade ao brunch.

 

3. Não esqueça dos doces e frutas. Como em um café colonial, as opções do brunch são variadas, e por isto pensar em opções doces e frutas é fundamental. Por isto não dispense bolos e tortas, e invista em caldas, cremes e frutas para acompanhar as delícias.

 

4. Pense em uma paleta de cores e estilo. Pense em uma paleta de cores para decorar e montar seu brunch, pode ser mais romântico com tons de rosa e branco, ou mais rústico com verdes e marrons, ou ainda moderno com preto, amarelo e outros. Pensar em uma paleta de cores para o seu evento facilita na hora de escolher todos os utensílios, artigos de decoração, toalhas, flores, etc.

 

5. Monte a Mesa. Nós amamos mesa montada, e por isto montar uma mesa para o brunch não seria diferente. Montar uma mesa bonita e decorada é essencial para criar o clima do brunch, sem contar que suas visitas ou familiares vão perceber o carinho e cuidado na composição de mesa. As escolhas de louça para o brunch podem ser variadas, de acordo com o seu estilo. Vale dizer que tradicionalmente o brunch é servido no estilo buffet, em um aparador ao lado da mesa, mas se você preferir é aceitável servir à mesa. Monte a mesa de acordo com o cardápio pensado, possivelmente você usará pratos de sobremesa, um jogo de xícaras para café, taça para água e taça para champagne (ou outro coquetel servido).

 

6. Decore. Além da bela composição de mesa, acrescente arranjos florais, velas e artigos pequenos de decoração, tanto na mesa quanto no aparador, e no ambiente. Você pode utilizar itens de papelaria, como criar um menu impresso, ou lugares na mesa para deixar o brunch ainda mais charmoso, ou emoldurar as opções de cardápio e dispor à mesa. Estes cuidados criam o clima de festa e deixam seu brunch ainda mais gostoso e especial.

 

7. Prepare com antecedência. Prepare o que for possível com antecedência para que você possa aproveitar o tempo com os seus amigos. Deixe frutas picadas, mesa montada, bebidas para gelar e pratos o mais prontos possível.

 

8. Faça uma playlist. Para um evento delicioso como este, nada melhor que uma playlist de músicas especiais e adequadas para acompanhar a ocasião. Isto deixará o ambiente ainda mais relaxado e gostoso para os convidados.

 

Agora algumas inspirações para montar sua mesa. Arrase!






Fonte


Fotos - Casa Vogue