Confira 10 brincadeiras ao ar livre para fazer com as crianças

Com as férias de fim de ano logo ali, listamos ideias simples e muito divertidas para testar no parque ou no quintal de casa.

Publicada em Alpha News em 19/10/2021

Ter crianças em casa é uma das maiores alegrias da vida. E nada melhor para reunir e divertir a família toda do que promover brincadeiras ao ar livre. Pular corda, andar de bicicleta, soltar pipa... São inúmeras as opções.

E com as férias de fim de ano logo ali, listamos algumas ideias simples e muito divertidas para testar no parque ou no quintal de casa. Confira:

Cabo de guerra

Divida a turma em dois grupos. Coloque uma bandeira colorida marcando o centro da corda e faça também uma marcação no chão. Cada grupo deve puxar um lado dela e o jogo termina quando um dos times conseguir trazer a bandeira para o seu campo.

Guerra de bexiga d'água

Divida a turma em grupos e defina a área dos campos. Encha as bexigas com água e, assim como a queimada, cada equipe tem um turno de ataque. Ganha o time que acertar o maior número de adversários.

Amarelinha

Com um giz, desenhe no asfalto ou na areia a amarelinha. Jogue uma pedrinha ou outro objeto, em uma das casas. Em seguida, a criança deve, em uma perna só, buscar o objeto e terminar o trajeto.

Mímica

Escreva o nome de vários animais, objetos e profissões em papeis separados. Sorteie um deles e, sem usar palavras, tente fazer as demais pessoas acertarem o que estava escrito.

Peteca

A peteca é um objeto de origem indígena que possui diversas penas. O objetivo da brincadeira é não deixá-la cair no chão. Ganha quem conseguir manter por mais tempo a peteca no ar.

Boliche

Encha garrafas pet com água e posicione-os em formato de triândulo. Marque uma determinada distância do alvo e use uma bolinha - pode ser de vôlei ou de tênis - para tentar derrubar os "pinos".

Pega-pega

A brincadeira de pega-pega é muito conhecida e consiste em dois tipos de jogadores, os que devem tocar os outros e os que precisam fugir dos pegadores. Existem inúmeras versões da brincadeira. Em uma delas, por exemplo, quando alguém quem é pego, ajuda a capturar o resto da turma.

Cabra-cega

Coloque uma venda na criança e gire-as algumas vezes. Ela deve tentar encostar em alguém no espaço delimitado para a brincadeira. Quem for tocado é a próxima cabra-cega.

Caça ao tesouro

Crie um mapa e distribua pistas pela área determinada para a brincadeira. Esconda um prêmio, pode ser um doce, por exemplo. Ganha quem chegar primeiro no X vermelho.

Artes

Tintas não tóxicas e massinhas sempre fazem a alegria da garotada. Promova um campeonato de esculturas com as massinhas, determinando um tema, ou estenda um lençol no quintal e deixe que as crianças o pintem conforme a imaginação mandar!

Fonte: