Conheça os alimentos para o pós-treino

Publicada em Alpha News em 07/01/2020

A prática de atividades físicas traz vários benefícios para o corpo e para a mente. Só que para isso seu corpo precisa de alguns combustíveis, ou seja, é preciso se alimentar bem para ter energia, flexibilidade e mais: seus músculos precisam de nutrientes para se recuperar após a atividade física.

Muitas vezes nos preocupamos mais com o que comemos antes dos treinos e durante o dia, e às vezes nos esquecemos que a alimentação após os exercícios físicos também é muito importante.

Para entender como os alimentos certos podem ajudar o organismo após os exercícios, é importante entender como seu corpo é afetado pela atividade física.

De acordo com o Departamento de Saúde e Ciência do Exercício, da Universidade de Oklahoma (EUA), quando você está se exercitando, seus músculos usam seus estoques de glicogênio como combustível, causando a queda desta sustância. Nesse processo algumas proteínas dos músculos também são perdidas.

Após o treino, seu corpo tenta reconstituir as reservas de glicogênio para reparar e recuperar as proteínas musculares. Ingerir os nutrientes certos logo após o exercício pode ajudar seu corpo a fazer isso mais rapidamente.

O que estes nutrientes fazem?

·         Diminuem a quebra de proteínas musculares;

·         Aumentam a síntese de proteínas musculares, levando ao seu crescimento;

·         Restauram os estoques de glicogênio;

·         Melhoram a recuperação.

 E quais os melhores alimentos para isso?

 1 – PROTEÍNAS

Como explicado acima, o exercício desencadeia a quebra da proteína muscular. A taxa com que isso acontece depende do exercício e do seu nível de treinamento, mas até atletas bem treinados sofrem uma quebra de proteína muscular.

Consumir uma quantidade adequada de proteínas após um treino, fornece ao corpo os aminoácidos necessários para reparar e reconstruir essas proteínas. Além disso, as proteínas também fornecem os blocos de construção necessários para novos tecidos musculares

2 – CARBOIDRATOS

As reservas de glicogênio do seu corpo são usadas como combustível durante os exercícios, e consumir carboidratos após o treino ajuda a reabastecê-las.

A taxa na qual suas reservas de glicogênio são usadas depende da atividade. Por exemplo, esportes de resistência fazem com que seu corpo use mais glicogênio do que treinamentos de resistência. Por esse motivo, se você pratica mais esportes de resistência como corrida ou natação, pode precisar consumir mais carboidratos do que um fisiculturista, por exemplo.

 

Além disso, a secreção de insulina, que promove a síntese de glicogênio, é melhor estimulada quando carboidratos e proteínas são consumidos ao mesmo tempo.

Fonte