Cuidados com a pele durante o verão

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. Por isso, a chegada da estação mais quente traz consigo uma série de cuidados com a pele que devem ser reforçados com as altas temperaturas. Venha conferir!

Publicada em Alpha News em 09/12/2021

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. Em consequência da radiação solar, aumentam os riscos de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, a chegada da estação mais quente traz consigo uma série de cuidados com a pele que devem ser reforçados com as altas temperaturas.

Separamos algumas dicas para que você comece desde já a cuidar da sua pele. Vamos lá!

Dicas de cuidados com a pele durante o verão

1. Evite uma exposição excessiva ao sol

Uma das principais regras é ter cautela na hora de tomar sol. Por mais que se tenha cuidado, qualquer excesso tende a ser nocivo. Nesse caso, o maior risco são as doenças como o câncer de pele e problemas dermatológicos, como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, entre outros.

Evite a exposição solar entre os horários das 10h da manhã, até as 16h da tarde

2. Aplique protetor solar

Essa dica não é só para o verão ou quando for tomar sol: utilizar o protetor solar diariamente é imprescindível. Por essa razão, os dermatologistas recomendam que ele seja reaplicado ao longo do dia. O ideal é não deixar a pele desprotegida – principalmente entre os horários das 10h da manhã até as 16h da tarde, horário que os raios solares são mais intensos.

3. Use roupas e acessórios adequados

Além do uso do filtro solar, no verão também é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%.

Outro objeto bastante necessário são os óculos de sol, que previnem a catarata e outras lesões nos olhos.

4. Hidrate sempre

Outra tendência comum no calor é o ressecamento da pele por causa da maior incidência solar, da perda de água pela transpiração, entre outros fatores. Portanto, não só a pele como todo o organismo devem ser hidratados.

Beber de dois a três litros de água por dia é fundamental. Hidratar-se de dentro para fora faz toda a diferença, e é uma medida que não pode jamais ser substituída, nem por outros tipos de líquidos.

5. Evite banhos quentes

Banhos muito quentes e demorados podem ser bastante prejudiciais à hidratação natural da pele. A camada de gordura superficial é retirada, reduzindo a proteção da pele. Por conta disso, dê sempre preferência a água de morna a fria.

6. Bons hábitos e cuidados com a pele

As temperaturas mais quentes exigem um cuidado maior quanto a hidratação, tanto por dentro, como por fora. Portanto, aumente a ingestão diária de líquidos na sua rotina (especialmente no verão), abuse da água, do suco de frutas e da água de coco.

Todos os dias, aplique um bom creme hidratante no corpo e rosto, isso ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o seu tipo de pele, porém, sem excesso.

7.Alimentação saudável

No verão, estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides (substância que se inserida na pele tem uma ação antioxidante muito importante. Ela é encontrada em frutas, legumes de cor alaranjada ou vermelha).

Gostou dessas dicas de cuidados com a pele no verão? Compartilhe nas suas redes sociais. Até a próxima!

Fonte: