Levar o pet para viajar com a família exige cuidados e atenção!

Levar o pet para viajar com a família exige cuidados e atenção! Venha conferir.

Publicada em Alpha News em 20/01/2022

No caso das famílias com pets, muitas dúvidas costumam surgir no momento do planejamento para viajar. O local onde o pet vai ficar, se é seguro ou não ele viajar de avião, quais os cuidados necessários ou até mesmo se ele consegue permanecer no carro durante uma viagem longa, são algumas questões recorrentes.

O primeiro passo para quem está pensando em levar o pet para viajar com a família é consultar um médico-veterinário e verificar se ele está com os exames em dia e, principalmente, se a carteirinha de vacinação está atualizada. Na consulta, o profissional também pode fornecer dicas e esclarecimentos sobre os cuidados necessários para cada destino e as adaptações que serão necessárias para viagens aéreas ou terrestres

Agora é hora de pensar sobre qual será o meio de transporte até o destino escolhido e como o pet será transportado. Algumas pessoas costumam achar que caixas de transporte de animais são iguais, porém, existem diferenças. Na hora de escolher a caixa, é importante levar em consideração o tamanho, o modelo, o tipo de material da bolsa ou caixa o peso do pet.

A caixa escolhida deve permitir certa mobilidade do animal durante o trajeto, como ele dar a volta em torno de si, por exemplo. Além disso, deve manter a ventilação adequada e ter um sistema de fechamento seguro para evitar fugas.

Para viagens de carro

Primeiramente, é preciso saber se ele está acostumado com passeios longos dentro do carro. Alguns animais, principalmente aqueles que ficam muito em casa, podem estranhar estranham quando vão andar de carro e não se sentem à vontade. Se for o caso, vá adaptando seu pet.

Se a viagem for longa, é necessário fazer pausas a cada duas ou três horas para que o pet possa dar uma volta, fazer suas necessidades e tomar água. Importante ressaltar que no momento das paradas é fundamental que ele esteja de coleira para evitar acidentes como fugas ou atropelamentos.

Não esqueça de levar um pote para que ele consiga tomar água, assim como o alimento. É necessário ficar atento para a quantidade de alimento que o animal irá consumir antes do término da viagem, pois pode sentir enjoos durante o trajeto ou ter uma maior frequência para fazer suas necessidades.

Sempre identifique seu pet

Imprevistos sempre podem acontecer, como por exemplo, o cachorro ou o gato acabar fugindo. A identificação do animal é recomendada não apenas para viagens. Sempre mantenha seu pet com tag na coleira. O ideal é que ela contenha o nome do animal, o nome do dono e dois telefones de contato, pois isso facilita caso ele se perca.

fonte