Por que meu cachorro destrói tudo?

Publicada em Alpha News em 04/05/2022

Você chega em casa, cansado depois daquele dia que parece que tudo deu errado e encontra o lixo espalhado pela casa toda, a caminha nova do seu dog toda destroçada, o vaso de flores no meio da sala e aquele seu sapato preferido todo mordido, lei de Murphy atacando com tudo!

A gente ama muuuito nossos cachorros, mas quando essas cenas, quase que de filme acontecem, parece um teste de paciência, né? Você fica desamparado, sem saber o que fazer – afinal, você só queria finalmente deitar no sofá e colocar seus episódios da sua série preferida em dia.

 

Por isso a gente vai te contar porque seu cachorro está destruindo e mordendo tudo! Compreender o porquê seu pequeno está agindo, aparentemente, como uma escavadeira, é o primeiro passo para resolver o problema. Ah, e no próximo post, a gente vai te explicar como ensinar seu dog a não causar na casa toda!

 

Meu cachorro destrói tudo, estou exagerando?

Preciso te explicar por que esse não é um problema simples antes da gente iniciar a viagem pra entender a causa desses comportamentos indesejados. Sim, você pode ficar irritado quando isso acontece. Apesar de que para algumas pessoas eles parecerem comportamentos inofensivos, mas podem prejudicar bastante sua relação com seu dog!

Maaas, se você pensar que é um comportamento natural e que não tem nada a ver com você, pessoalmente, prometo que sua cabeça vai ficar bem mais leve! Não olhe como uma revolta pessoal do seu cachorro contra você.

 

Por que eles podem ser prejudiciais? Além de, obviamente, você gastar um tempão limpando toda a bagunça e ter que jogar no lixo sua cortina, sapatos favoritos e o vaso de flores que era a peça mais bonita de decoração da casa, também existem riscos para a saúde e bem estar do Totó! Imagine a situação em que um cachorro destrói um celular por exemplo

Nós já tivemos um cliente, atendidos por um de nossos Anjos Parceiros Comerciais aqui na Pet Anjo, que contou um caso que aconteceu com ele que deixaria qualquer um no mínimo desesperado. Ele havia acabado de comprar um celular de última geração novinho e perdeu o celular pela casa.

 

Para sua infeliz surpresa, seu dog encontrou o celular no sofá da sala antes dele. Em 10 minutos o aparelho já estava “sem vida” e inutilizável no tapete da sala. Imagine só o desespero e frustração desse tutor!

 

Pode parecer engraçado, mas é um assunto muito, muito sério. Nos casos de destruição de móveis, objetos, plantas, os pets podem ter grandes problemas de saúde. Alguma peça pode ficar presa em algum órgão, machucar a boca, algum produto químico presente no aparelho pode ser tóxico, assim como diversas plantas podem intoxicar nossos cãezinhos.

E mais do que isso, a relação entre o tutor e o animal vai ficando cada vez mais difícil. A gente fica ressentido, pensa que o cachorro fez aquilo de propósito (o famoso mito da culpa). E depois daquele dia cheio, acaba ficando super frustrado e muitas vezes, sem nem perceber, parte para punição: grita, aponta o dedo e por aí vai. “Eu amo meu dog, mas sério… por que ele precisa destruir tudo?” – quem nunca ouviu essa frase?

 

Com o tempo, o animal vai ficando cada vez com mais medo da pessoa, a relação vai se tornando mais difícil e os ânimos pesados. De repente você, aquela pessoa que é a coisa mais importante na vida do seu pet, passa a ficar bravo toda hora, não brinca mais, está sempre de mau humor. O laço familiar vai se enfraquecendo, que, não se você sabe, mas é um dos principais fatores para o abandono de pets.

Ou seja, este é sim um problema bem sério e precisa ser trabalhado nas famílias com pets.

 

Destruir e morder são comportamentos normais

 

Comportamentos exploratórios, como cheirar objetos e plantas, brincar e cavar são normais para os cães. Feche os olhos e pense em um cachorro feliz. Fechou? Ele não estava brincando, cheirando coisas ou cavando buracos? Mas, pra gente, muitas vezes não são comportamentos legais, já que destroem a nossa casa. Afinal as coisas da casa estão no caminho da brincadeira, e aí fica complicado.

É muito comum, por exemplo, um cachorro destruir o sofá porque está tentando encontrar um brinquedo que está em baixo da almofada. Pisar em cima de flores e destruir o jardim quando estava caçando um bichinho, correndo ou brincando. O cachorro morder portas ou janelas perto da cerca de um vizinho que tem outros cães para marcar seu território.

Esses são comportamentos normais, mas se ocorrerem com alta frequência, podem trazer bastante dor de cabeça para os humanos da casa. Nós, profissionais da área, chamamos de comportamentos normais, mas indesejados. Importante: indesejados para nós humanos, não para os animais. Para eles é simplesmente uma brincadeira e exploração – infelizmente com os brinquedos e no local errado.

 

Boa Notícia:

 

Mas, boa notícia! Podemos trabalhar para quando seu cachorro estiver brincando no quintal, por exemplo, ele não destruir toda a grama, só brinque em cima dela. Essa é a situação mais comum: comportamento normal, mas indesejado pelo humano porque atrapalha o humano. Dependendo da intensidade e da frequência disso, pode estar relacionado ao tédio e poucos exercícios físicos – é muito mais comum do que se imagina, umas rotinas consistentes de exercícios ajudam e muito!

 

Mas pode ser que esses comportamentos façam parte de um problema médico ou comportamental. Nesses casos não são considerados normais. Alguns problemas que podem levar a esses comportamentos, por exemplo, são ansiedade de separação, transtorno compulsivo, medos e fobias e problemas orais.

Geralmente animais com um nível de ansiedade muito alto apresentam esses comportamentos de morder, raspar, arranhar como via de escape para o desconforto emocional. Esses casos relacionados à ansiedade, felizmente, também podem apresentar uma melhora muito grande com aumento de exercícios mentais e físicos, assim como os comportamentos normais, mas indesejados.


Fonte: