Associação Alphaville Flamboyant promove ciclo de palestras sobre saúde mental e segurança da informação

Na última sexta-feira (30/01), a Associação Alphaville Flamboyant Residencial realizou um ciclo de palestras voltado a associados e colaboradores, no Salão Social do Alphaville Flamboyant Clube. A manhã de conteúdo contou com aprendizado, reflexão e troca de experiências, abordando temas essenciais como Janeiro Branco – saúde mental -, Segurança da Informação e Proteção de Dados.

Com o tema “Pessoas e Processos”, a programação foi pensada para integrar desenvolvimento pessoal, bem-estar emocional e responsabilidade profissional, fortalecendo a cultura organizacional e a convivência coletiva.

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Associação, Thyago Marques, destacou a importância da gratidão, inteligência humana e a busca em compreender o próximo. Segundo ele, pontos fundamentais para uma convivência saudável e produtiva.

Janeiro Branco e o cuidado com a saúde mental

Um dos destaques da manhã foi a palestra da psicóloga e associada Jany Rocha, que conduziu reflexões sobre a campanha nacional “Janeiro Branco” e a necessidade de cuidar da saúde mental nos ambientes de trabalho e nas relações pessoais.

“Somos pessoas que vivenciam processos o tempo todo, e uma mente saudável nos leva a ações mais conscientes. Buscar ajuda profissional não é sinal de fraqueza, é sinal de consciência”, destacou. Jany reforçou ainda que o cuidado emocional é fundamental para o equilíbrio individual e coletivo, além de contribuir diretamente para ambientes mais saudáveis e produtivos.

Pessoas, processos e governança

A programação também contou com a palestra de Tatiana Oliveira, sócia-diretora técnica da Integra Compliance Alphaville. “Esse ciclo de palestras une dois mundos que as pessoas, e, neste caso, o colaborador de um modo geral também, vivenciam todos os dias: o mundo interno, emocional, e o mundo processual, de normas e procedimentos. “Somos muito mais do que apenas bater ponto. Somos pessoas em constante desenvolvimento”, afirmou.

Tatiana destacou a importância de alinhar desenvolvimento humano, cultura organizacional e processos bem estruturados para o bom funcionamento da Associação.

Para a coordenadora de Recursos Humanos da Associação, Iara Ribeiro, que atua há oito anos no Alphaville, o evento representa uma mudança de cultura e um posicionamento claro da instituição.

Ações que refletem no coletivo

“Estamos levando esse tema muito a sério. Existe uma necessidade real de cuidar das pessoas. O resultado do trabalho depende de quem está executando. Quando o colaborador não está bem, isso impacta o ambiente e os resultados. Esse cuidado com a saúde mental representa reconhecimento e valorização do colaborador dentro dos processos”, ressaltou.

O mesmo é compartilhado por Erlan Aquino, colaborador da Associação há 12 anos, que também ressaltou o impacto positivo da ação. “Todo aprendizado é válido. Essa oportunidade que a Associação nos proporciona vai contribuir não só para as nossas condutas dentro do nosso ambiente de trabalho, mas também para a vida. Vejo como algo de uma importância sem precedentes”, afirmou.

📸 Relembre esse momento especial! Acesse a galeria de fotos.

Alguma dúvida? Fale conosco!